sexta-feira, 30 de abril de 2010

AGUIAR DA PARAIBA


Praça da Igreja Matriz
Origem do AGUIAR



Aguiar é nome de um rio que passava na Fazenda São Francisco de propriedade de Manoel Alves Cassiano.


No ano de 1880 os moradores da fazenda de Manoel Alves Cassiano, estavam ameaçados de um surto de cólera na região, as pessoas temerosas com a doença, fizeram uma promessa ao santo São Sebastião, que construiriam uma capela em seu nome, se seus familiares não fossem acometidos com a doença. Os moradores não contraíram a doença, e então cumpriram a sua promessa de construção da capela; o proprietário da fazenda doou o terreno e a capela ao patrimônio religioso.


Em 20 de outubro de 1964, o rio Aguiar que atravessava a Fazenda São Francisco, deu origem à cidade ao nome de Aguiar, e São Sebastião foi batizado como padroeiro da região. Em 22 de dezembro de 1964, Aguiar se emancipou politicamente. A cidade de Aguiar foi grande plantadora de algodão, e suas feiras eram bastantes conhecidas na região e visitadas. Hoje os moradores de Aguiar, na sua maioria ainda sobrevivem da plantação, e outros são funcionários dos órgãos municipais.

Os padroeiros de Aguiar hoje são os santos “São Sebastião" e "São Francisco”, devido à antiga promessa feita pelos moradores, que derivou o nome a Igreja Matriz da cidade e São Francisco, em homenagem a Fazenda São Francisco, onde se iniciou a formação da cidade do Aguiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário