domingo, 23 de maio de 2010

ASSUNÇÃO

Assunção, município no estado da Paraiba (Brasil), localizado na microregião do cariri ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 3.471 habitantes. Área territorial de 126 km².

História

As terras que constituem o atual município de Assunção originaram-se das sesmarias da família Oliveira Ledo, tendo Ana de Oliveira, pertencente a esta família, fixado uma fazenda na região.
O povoamento do local deu-se no entroncamento da estrada que ligava Taperoá e Salgadinho (Paraiba) à estrada para Patos. Segundo registros, os primeiros habitantes foram José Pedro Diniz e Pio Salvador de Maria.
O distrito foi criado com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 1954, de 17-01-1959, subordinado ao município de Taperoá e parte da área chamada Estaca Zero pertecia ao município de Juazeirinho. A emancipação política ocorreu lei estadual nº 5895, de 29-04-1994, desmembrado de Taperoá e Juazerinho. É constituído do distrito sede e a instalação ocorreu em 01-01-1997.

Geografia

Clima

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiarido brasileiro, definida pelo Ministério da integração nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Segundo a divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui bioclima sub-desértico quente de tendência tropical.
A precipitação média anual é de 522mm (Período 1962-1985), 81% das quais concentradas de fevereiro a maio. As temperaturas médias são da ordem de 25 graus.


Vegetação

A vegetação nativa é a caatinga hiperxerófila do Seridó.

Hidrografia

O município de Assunção está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Paraiba, sub-bacia Taperoá.
Seus principais tributários são os riachos do Junco, dos Frades, Catolé, da Cachoeira, Mucutu, da Canoa, Capim-Açu, dos Ferros, Olho da Serrinha e Quixelô, a maioria de regime intermitente. Conta com os açudes Seridozinho e as lagoas da Maçaranduba, dos Frades, da Serra Branca, do Cavalo e dos Tanques.

Economia

A base econômica do município é a agricultura e a pecuária. Os principais produtos agrícolas são o algodão, feijão, milho, mandioca e arroz. Na pecuária, destacam-se as criações de caprinos e bovinos. Há uma participação menor da ovinocultura e a avicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário